Quem somos

A Iniciativa BIG 2050 está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto BIG, que prevê a consolidação de um modelo de Gestão Integrada do Ecossistema para a Baía da Ilha Grande. O Projeto BIG é resultado da cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), com recursos do Global Environment Facility (GEF), tendo como objetivo central garantir a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande e de sua biodiversidade terrestre e marinha, considerada de importância global.

Por sua vez, a Iniciativa BIG 2050 tem como objetivo estruturar mecanismos de continuidade do monitoramento ambiental da baía (a partir do Radar BIG 2050) e de estímulo a iniciativas (por meio do Desafio BIG) que promovam o desenvolvimento sustentável após o encerramento do Projeto BIG, resultando em legado do projeto.

O que é Iniciativa BIG 2050?

A Iniciativa BIG 2050 é um mecanismo de incentivo voltado à Gestão Integrada de Ecossistemas. A partir do monitoramento da saúde ambiental da Baía da Ilha Grande, a Iniciativa identifica sensibilidades e incentiva a sociedade a apresentar soluções criativas que promovam sua conservação. A Iniciativa funciona com base em ciclos que envolvem a atualização das informações do Radar BIG 2050 e a indução de novas soluções por meio do Desafio BIG.

Como funciona?

A Iniciativa se baseia em duas frentes, uma de monitoramento e outra de incentivo a soluções para a Baía da Ilha Grande: O RADAR BIG 2050, mecanismo de monitoramento ambiental para a Baía da Ilha Grande (Angra/RJ e Paraty/RJ), tem o objetivo de identificar alterações na "saúde" ambiental da região a partir de indicadores associados aos serviços ecossistêmicos do território, que em outras palavras são os benefícios que o meio ambiente gera para a sociedade.

Com base no resultado dos indicadores são definidos os alvos de atuação, os quais orientarão chamadas públicas de soluções para a Baía da Ilha Grande por meio do DESAFIO BIG, onde diferentes públicos são estimulados a apresentarem e desenvolverem soluções para atacar os problemas ambientais definidos como alvos de atuação.

A operação do RADAR BIG 2050 e do DESAFIO BIG é realizada por uma equipe dedicada exclusivamente à gestão executiva, coordenação de arranjos, processos e estimulo à cooperação para o sucesso da iniciativa.